pré-história do brasil
.a cresecente diversidade dos habitantes
MUDANÇAS HISTÓRICAS e os elementos indicadores da diversidade
Os estudiosos da nossa história pré-colonial podem afirmar que a maioria das regiões brasileiras foi basicamente ocupada por povos não-ceramistas ate 3 ou 2 mil anos atrás.
A interpretação do amplo contexto arqueológico do Brasil sugeriu que houve três etapas de ocupação humana do território.
.A primeira etapa, ainda muito pouco conhecida, teria sido feita pelas populações paleoíndias que predominavam em grande parte do Brasil ate 12 mil AP.
.A segunda etapa iniciou-se com a colonização mongolóide, feito a partir do noroeste da América do Sul, que se espalhou mais rapidamente pelo litoral sul-americano representado pelas populações sambaquieiras, a partir de 10-9 mil AP. Seus equipamentos líticos e a forma das aldeiras que formaram no interior possuem mais semelhanças com os produzidos pelos paleoíndios do que os mongolóides posteriores.
.A terceira etapa teve origem com os povos mongolóides que originalmente se fixaram na Amazônia e criaram a agricultura, a cerâmica e novos padrões demográficos e culturais de economia e organização social , a partir de 10-9 mil AP. Produziram uma cultura uma cultura material muito distinta , em razão do crescimento demográfico, da modificação das formas das aldeias, do acrésimo da cerâmica e de equipamentos líticos, como o ralador, o pilão e o machado polido, entre outro.
Junto com essa nova forma de subsistência foram desenvolvidas novas maneiras de se organizar social e politicamente, com maior capacidade para conquistar e manter novos territórios.
Esse fenômeno demográfico e geopolítico, com o passar dos últimos quatro milênios, transformou o território braseileiro em um espaçõ em que passou a predominar a diversidade social e cultural entre os povos indígenas.
A HISTÓRIA DA EXPANSÃO DA AGRICULTURA
Todas as sociedades humanas, em maior grau, valeram-se das