Pré-história do Brasil e Geral
- Período que compreende o período entre o surgimento da espécie humana (aprox. 10 milhões de anos atrás) e a invenção da escrita (aprox. 4 mil anos a.C.).
- Paleolítico: Idade da Pedra Lascada. Nômades.
- Inferior: 2 milhões a 40 mil anos a. C. Eras de gelo, produção do fogo. Instrumentos de pedra. No final: sepultamentos com armas e alimentos enterrados com os corpos.
- Superior: 40 mil a 10 mil a. C. Caça e coleta. Instrumentos de osso e marfim para arpões e agulhas. Arte rupestre. Esculturas: “Vênus”.
- Neolítico: Idade da Pedra Polida. - Migração para os vales dos grandes rios (norte da África ,Oriente Próximo e Ásia Central). - Revolução Agrícola: Sedentarização com o plantio de cevada, trigo e aveia e criação de ovelhas e bois. - Crescimento populacional = primeiros aglomerados urbanos. - Novas tecnologias: cerâmica, tecelagem de lã e linho. - Clãs: comunidades estáveis com laços de sangue. - Monumentos megalíticos.
- Idade dos Metais: A partir de 5 mil a.C. - 3 mil a.C na Mesopotâmia, cobre + estanho = bronze. - 1.500 a.C na atual Turquia: Hititas – uso do ferro e militarização. - Revolução Urbana: Excedentes agrícolas = artesanato = comércio. - Roda, tração animal e vento para navegação. - Invenção da escrita. - Membros se apropriam de terras e excedentes = diferenciações sociais e econômicas.
PRÉ-HISTÓRIA DO BRASIL
- Caçadores e coletores: Há 6 mil anos atrás. Nomadismo. - Homens de Umbu: Principalmente no sul do país. Difusão do uso de boleadeiras e do arco e flecha. - Humaitá: SP e sul do Brasil. Uso de bumerangues. - Outros caçadores e coletores: Regiões centrais do país e nordeste. Pinturas rupestres.
- Sambaquis – Povo das Conchas: Entre 6 mil e 1500 anos atrás, na faixa litorânea entre o ES e o RS.
- Dieta principal de peixes e moluscos. As conchas eram atiradas ao chão e foram se acumulando até formarem montanhas (sambaquis) onde construíam suas casas e