pré historia no brasil
De acordo com Bauer (2008), a definição de agregado é a seguinte: material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Especificamente na construção civil a definição de agregado pode ser resumida como: material granuloso e inerte, que entra na composição das argamassas e concretos, contribuindo para o aumento da resistência mecânica e redução de custo na obra em que for utilizado.
A maioria dos agregados encontra-se disponível na natureza, como é o caso das areias, seixos e pedras britadas. Alguns passam por processos de beneficiamento como é o caso das britas, cuja rocha é extraída de uma jazida e precisa passar por divesos processos de beneficiamento para chegar aos tamanhos adequados aos diversos usos. Classificação
Existem diversos critérios de classificação para os agregados, porém, o principal deles é aquele que classifica os agregados de acordo com o tamanho dos grãos. A NBR 7211 classifica os agregados de acordo com o tamanho em:
• Agregado Míudo: Materiais que cujos grãos, em sua maioria passem pela peneira ABNT
4,75 mm. As areias são os principais exemplos de agregado míudo.
• Agregado Graúdo: Materiais cujos grãos passam pela peneira de malha nominal 75 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,75 mm. Cascalho e britas são exemplos de agregados graúdos. Pedra Brita
Definições
A pedra brita é um agregado originado da britagem ou diminuição de tamanho de uma rocha maior, que pode ser do tipo basalto, granito, entre outras. O processo de britagem dá origem a diferentes tamanhos de pedra que são utilizadas nas mais diversas aplicações.
De acordo com a dimensão que a pedra adquire após a britagem, recebe nomes diferentes. Bauer (2008) apresenta a definição dos principais produtos do processo de britagem:
• Brita: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorreram em jazidas, pelo processo industrial de