Práticas de enfermagem
Período Pré-Cristão
Neste período as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio. Os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funções de médicos e enfermeiros. O tratamento era feito através de sacrifícios que no entendimento deles afastavam os maus espíritos, eram usados banho frio, purgativos , substâncias provocadoras de náuseas. Com o tempo os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre plantas medicinais, e passaram seu conhecimento a outras pessoas delegando funções as mesmas, nesse caso os enfermeiros e farmacêuticos.
Egito
Os egípcios , praticavam o hipnotismo, interpretação de sonhos, as receitas eram feitas com base em fórmulas religiosas.
Índia
Documentos do século VI a.C. Dizem que os hindus conheciam: ligamentos, músculos, nervos, plexos, vasos linfáticos, antídotos. Realizavam alguns procedimentos como: suturas, amputações, trepanações e corrigiam fraturas. Foram responsáveis pela construção de hospitais. Foram os únicos que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos científicos. No lado negativo, o bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano.
Palestina
O grande legislador do povo hebreu Moisés prescreveu preceitos de higiene e exame do doente: diagnóstico, desinfecção etc. Os enfermos quando viajantes, eram favorecidos com hospedagem gratuita.
Assíria e Babilônia
Entre os assírios e babilônicos existiam penalidades para médicos incompetentes, tais como: amputação das mãos e indenização. A medicina era baseada na magia onde acreditava-se existir sete demônios causadores das doenças. Também não existe registros de hospitais nem enfermeiros. A cura dependia dode milagres de Deus.
China
Cuidados por sacerdotes, onde os mesmos eram divididos em três categorias assim como as doenças eram