práticas construtivas
Neste trabalho irei falar sobre Alvenaria Estrutural, esse processo construtivo possui suas vantagens e desvantagens na qual qualquer técnico, pedreiro etc, necessita saber. Compararemos à mesma com a construção convencional e veremos suas diferenças. Também irei citar os materiais e os processos utilizados na fabricação do mesmo. A alvenaria é um processo razoavelmente “novo” quando o comparamos com a construção convencional.
1- Construção convencional A construção convencional ainda é o método mais utilizado na construção brasileira que, com certeza possui uma qualidade final indiscutível e inúmeras possibilidades plásticas e uma aceitação geral da população devido à cultura tradicional do brasileiro. Mas, é uma forma antiga, que tem maiores probabilidades de conter vícios construtivos (fora de nível, fora de esquadro ou fora de prumo), que oferece menor possibilidade de racionalização/ programação e possui maior possibilidade de improvisos que levam às famosas “gambiarras”. E mais, gera um desperdício de materiais e mão de obra da ordem de 20 a 30%. (prejuízo e degradação ambiental).
2 -Construção Alvenaria Estrutural Processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura de suporte do edifício, dimensionadas através de cálculo racional. Na Alvenaria Estrutural a parede desempenha um duplo papel: Vedação vertical e Suporte Estrutural. Pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contra vergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.
A alvenaria é um sistema, construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as