trabalho de praticas construtivas
Alvenaria Autoportante
Alvenaria estrutural – ou alvenaria armada é o tipo de alvenaria autoportante usada em edificações dispensando as estruturas convencionais (viga e pilar) e requer projetos e técnicas construtivas especiais.
No sistema convencional de construção, as paredes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, elementos encarregados de receber o peso da obra. Por outro lado, na alvenaria estrutural esses elementos são desnecessários, pois as paredes - chamadas portantes - distribuem a carga uniformemente.
Para erguê-las, é preciso usar blocos especiais, mais resistentes que as peças de vedação. Eles podem ser de concreto, cerâmicos, sílico-calcários ou de concreto celular, sendo também possível recorrer aos tijolos maciços, assentados com juntas desencontradas e amarrados com ferragens. A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo da obra, porém é preciso que os projetos, mais detalhados, já sejam elaborados.
Estrutura Pré- fabricada
Estruturas pré-moldadas ou pré-fabricadas são aquelas em que pilares, vigas, lajes etc., são moldados com alto grau de resistência. As estruturas pré-moldadas aliam qualidade e agilidade às obras, visando reduzir os gastos e aumentar a produtividade.
As estruturas pré-moldadas são utilizadas em obras que requerem qualidade e economia no material/serviço, baixo custo e alta qualidade. Além disso, as estruturas pré-moldadas viabilizam o uso de vãos maiores e pés direitos amplos.
Vantagens
rapidez de execução; facilidade de montagem e desmontagem; precisão dimensional. grande durabilidade/resistência;
Estrutura de madeira
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, foi utilizada por todo o mundo, quer nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente. Com a revolução industrial a Inglaterra, como grande potência impõe a arquitectura em metal. Com a invenção do betão armado os técnicos de nível