Prática Educativa, com base nas Teorias Comportamental e Cognitiva.
Curso Pedagogia
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem
Trabalho: Prática Educativa, com base nas Teorias Comportamental e Cognitiva.
Profa. Dra. Larissa Medeiros Marinho dos Santos
Cursista: Elder Antonio Faustino
As teorias Comportamentalistas focam, sobretudo a relação Estímulo - Resposta, e procuraram saber quais as leis que presidiam ao estabelecimento desta relação.
A aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta, os reforços podem ser positivos ou negativos. Os reforços positivos tendem a aumentar a frequência da resposta. A punição conduz à extinção de uma resposta indesejada, mas não tem qualquer relação direta com o aumento da frequência das respostas desejáveis. Por isso, Skinner considera que a punição não deve ser usada em educação. Diz ainda que aprendizagem depende do meio externo, que toda atividade humana é condicionada e condicionável em decorrência da variação na constituição genética e que não há necessidade alguma de mencionar a vida psíquica ou a consciência.
O principal pressuposto da teoria é que a aprendizagem em geral é sinônimo de formação de hábitos e seus princípios são: a aprendizagem acontece através da repetição e estímulos, os reforços positivos e negativos têm influência fundamental para a formação dos hábitos desejados, a aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas, a abordagem de Skinner considera o comportamento observável e não se preocupa com os processos intermediários entre o estímulo (E) e a resposta (R).
A aprendizagem seria fruto de condicionamento operante, ou seja, um comportamento é premiado, reforçado, até que ele seja condicionado de tal forma que ao se retirar o reforço, o comportamento continue a acontecer. A aprendizagem é um comportamento observável, adquirido de forma mecânica e automática através de estímulos e respostas.
A aprendizagem pode