Prática de leitura e literatura na 1ª fase do ensino fundamental.
PRÁTICA DE LEITURA E LITERATURA NA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aliança do Tocantins –TO
Jun. 2005
Título: Prática de Leitura e Literatura na 1ª fase do Ensino Fundamental.
Linha de pesquisa: Língua Portuguesa, Artes e Educação Física.
INTRODUÇÃO
A proposta central deste estudo de pesquisa bibliográfica, tem por finalidade apresentar algumas reflexões sobre o trabalho com a leitura e a literatura na 1ª Fase do Ensino Fundamental. Observando a prática de leitura fragmentada, utilizada pela maioria dos sujeitos envolvidos, procura-se através destes estudos e pesquisas, resgatar a necessidade do envolvimento compromissado e, principalmente, a elucidação de caminho que possam nortear o trabalho com obras literárias de maneira prazerosa e profícua, onde o papel da escola, do professor e da família seja de libertação e não de repressão, pois a responsabilidade dos mesmos é de incentivar a juventude, oferecendo-lhe oportunidades de leitura, trabalhando para o gosto da mesma, a fim de, num futuro próximo, os jovens sejam capazes de modificar a atual sociedade e consigam fazer da educação algo mágico e da literatura uma arma para a construção do saber. Esta pesquisa tem como finalidade suscitar discussões sobre o trabalho com Literatura.
Vamos nesta pesquisa nos ocupar mais com o conhecimento produzido pela Arte, mais especificamente com a Arte que se faz com a palavra, a literatura. O conhecimento produzido pela Arte, além de nos mostrar a realidade sob aspectos originais, ficcionais ou não, mobilizamos a sensibilidade, anunciando que podemos ser diferentes, enfim, abre-nos janelas de transformação.
Assim a literatura compreende textos de um modo geral mais polissêmicos e polifônicos do que os textos de outras áreas do conhecimento. Polissêmicos porque são passíveis de muitas leituras, dependendo da história de vida do leitor, de seus interesses, apreensões e assim por diante.