Prática de Comex
A prática do comércio internacional é essencial para todos os países, mais ainda nestes tempos de globalização, sejam eles desenvolvidos ou não, pois tal prática contribui com as atividades de circulação de capitais e com o desenvolvimento econômico. A importação pode suprir falhas na estrutura econômica, colaborando na complementação dos produtos disponíveis à população de um país, ou de bens de capital necessários às empresas, cumprindo também o papel de modernização da economia por estimular a competição e permitir a comparação de processos e produtos.
Visto que nenhuma nação consegue sobreviver apenas com seus recursos próprios, a importação necessária é tão importante quanto à exportação para um país. Em razão disso, serão abordados neste capítulo os aspectos administrativos e fiscais que norteiam os procedimentos de importação, com a finalidade de esclarecer os mecanismos de importação tão comuns no Brasil (REBONO, Maria 2012, pg. 207).
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é servir como fonte de exemplo e de experiência didática no ramo de comércio exterior, proporcionando acesso aos estudantes e os procedimentos utilizados no processo de importação no Brasil e demonstrando de forma acadêmica e cientifica as etapas que devem ser cumpridas e as precauções a serem tomadas pelo importador.
Desse modo, esperamos que os estudantes acadêmicos e/ou profissionais que buscam conhecimento para melhor compreender os conceitos inerentes à atividade de importação, possam contar com uma noção abrangente dos procedimentos necessários para o desenvolvimento regular da atividade que envolve a introdução de mercadorias oriundas do exterior.
3. IMPORTAÇÃO
Importação significa a entrada de mercadoria em um país, procedente do exterior, e que se configura no momento do desembaraço aduaneiro. (LOPES e GAMA, 2002). A importação compreende a compra de produtos no exterior, de acordo com as normas comerciais, cambiais e fiscais vigentes.
O