Prática 1- Uso de aparelhos de medidas elétricas
Com o intuito de manipular uma fonte de tensão variável, construir um circuito elétrico simples, e realizar medidas de tensão, corrente e resistência com o multímetro digital, foram disponibilizados nessa prática 1 (uma) fonte de tensão variável, 1 (um) multímetro digital, 2 (dois) cabos banana/jacaré,1 (uma) pilha de 1,5 V, 1 (um) resistor de 100 ohms e 1 de 200 ohms e, por fim, 1 (uma) placa para montage de circuitos.
Foram realizados 3 (três) experimentos distintos nos quais o multímetro foi configurado como voltímetro, medida de tensão elétrica; amperímetro, medida de corrente elétrica; e, ohmímetro, correspondente a resistência elétrica.
O primeiro procedimento foi analisado medidas de tensões elétricas contínuas através do multímetro com escala de fundo de 20 V, e a fonte de tensão configurada em 6 V. Houve a conexão voltímetro-fonte através das garras jacaré (vermelho do voltímetro ao vermelho da fonte e o preto do voltímetro ao preto da fonte) e foi obtido o valor de (6,06 +- 0,003) V. Pode-se considerar essa diferença satisfatória, pois a fonte de tensão tem apenas 1 (uma) casa decimal após a vírgula, enquanto o voltímetro possui 2 (duas) casas. . Ao inverter os cabos, vermelho do voltímetro ao preto da fonte e preto do voltímetro ao vermelho da fonte, isto é, tornando os pólos (++) e (--), o sentindo de circulação da corrente elétrica se torna oposto. Logo, o resultado encontrado é de mesmo valor, porém com sinal contrário.
Uma pilha de 1,5 V foi conectada aos cabos do voltímetro o qual exibiu o valor de (1,38 +- 0,009) V. Contudo, ao configurar o fundo de escala do voltímetro para medir tensões contínuas