PRÁTICA 1: PAQUÍMETRO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
E PRODUÇÃO
PRÁTICA 1: PAQUÍMETRO
Daniel Carlos da Silva – 356327
Engenharia Mecânica – Turma 13A
Professor Adevaldo
Maio de 2013
1.1
Objetivo
Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
1.2
Materiais
- Paquímetro;
- Arruela;
- Tarugo;
- Peça com furo cego;
- Régua.
1.3
Introdução Teórica
O paquímetro é um instrumento usado em locais como oficinas e laboratórios para medir com precisão dimensões de pequenos objetos, como a medição de um anel, medição de cilindros e diâmetros, medição externa e interna e medição de profundidades, além de mostrar a relação entre milímetros e polegadas.
1.3.1 PARTES DO PAQUÍMETRO:
A escala principal é, geralmente, graduada em milímetros e polegadas Das polegadas. prolongações, as feitas para medições internas não chamadas de orelhas, enquanto as externas são as mandíbulas. Utilizando o polegar no impulsor, é possível deslizar o impulsor, cursor, aumentando e diminuindo a haste de profundidade, além de deslizar as duas marcações que tem nele, uma superior em polegadas, e uma inferior, em milímetros.
,
superior,
,
Essas marcações são chamadas de nônio (ou vernier) e ele é a parte mais importante do paquímetro, sendo necessário um melhor estudo sobre ele.
1.3.2 O NÔNIO:
O nônio é uma pequena régua que tem, geralmente, medidas em polegadas e em milímetros, e que pode ser deslizada pela escala principal. As suas características permitem que seja possível determinar o grau de precisão do paquímetro, o que permite fazer, com mais ou menos exatidão, dependendo do valor da precisão, leituras de frações de milímetros. O valor da precisão pode variar de várias maneiras, como 0,1 mm, 0,05 mm e até 0,01 mm. Ele é, basicamente, construído com um tamanho de “L” milímetros em relação à escala principal e é dividido em “N” partes.
1.3.3 CALCULANDO A PRECISÃO:
Para encontrar o grau de precisão de um nônio são