Pratica 1 Paquímetro UFC
Paquímetro
Aluno: *******
Matrícula: ******
Professor: *****
UFC - Fortaleza - ******2015
Objetivos:
Conhecimento do paquímetro e familiarização com seu uso.
Materiais:
Paquímetro;
Tarugos;
Cilindro oco;
Peça com furo cego;
Régua.
Fundamentos:
O paquímetro é basicamente um instrumento de medição que também pode ser chamado de calibre, ele é muito utilizado em oficinas e laboratórios para medir diâmetros, alturas, espessuras e profundidades de diversos objetos como parafusos, porcas, tubos, entre outros; e fazer a transformação de unidades, geralmente envolvendo centímetros e polegadas. Ele é feito de plástico com haste metálica ou inteiramente de aço inoxidável e suas graduações são calibradas a 20 °C.
Os elementos que formam o paquímetro são:
1:encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4:escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior(mm), 7:nônio ou vernier superior (polegada) 8: trava.
A precisão do paquímetro é obtida a partir do nônio ou vernier, que é uma pequena régua graduada em frações de milímetro. Ela depende do número de divisões do vernier, ou seja, quanto menor a fração, maior será a precisão do aparelho. Para medir a precisão do nônio, devem-se realizar as seguintes medições: primeiro, mede-se o comprimento total do vernier, logo após, divide-se pelo número de divisões do nônio e, por fim, subtrai-se o resultado da divisão pelo número inteiro mais próximo e maior. Para fazer uma medição nesse instrumento, basta colocar o objeto que será medido entre os encostos (por exemplo, para medir o diâmetro externo de uma porca) ou entre as orelhas (caso a medida desejada seja o diâmetro externo), depois, medir o valor inteiro do resultado com o auxílio da escala inferior (se se deseja obter uma medição em milímetros) ou da escala superior