Física experimental Prática 1 Paquímetro
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Prática 1
Paquímetro
Objetivos
Familiarizar-se e aprimorar o conhecimento sobre o manuseio e uso prático do paquímetro.
Material Paquímetro; Arruela; Cilindro oco; Peça com furo; Régua;
Fundamentos
Algarismos Significativos
Ao medir uma grandeza, ou seja, comparar medidas em busca de uma resposta final, estamos sujeitos a erros envolvendo o instrumento utilizado, o operador do referido instrumento, condições ambientais, acidentes de percurso, etc. É importante, ao realizar uma medida, considerar os valores corretos, precisos, e aqueles que, por eventuais condições, transmitem alguma dúvida quanto a sua exatidão. Assim, entende-se por algarismos significativos de uma medida os algarismos corretos mais o primeiro duvidoso.
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento que tem como função primordial medir as dimensões lineares internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Possui uma graduação em centímetros e outra em polegadas para a realização de medidas e conversões, além de conter partes que se adéquam a diferentes necessidades:
1. Orelha fixa 8. Mandíbula fixa
2. Orelha móvel 9. Mandíbula móvel
3. Nônio (medidas em polegadas) 10. Bico móvel
4. Trava 11. Nônio (medidas em milímetros)
5. Cursos 12. Impulsor
6. Escala fixa 13. Escala fixa (em milímetros)
7. Bico fixo 14. Haste
Precisão e medição
A precisão do paquímetro é indicada pelo nônio, o qual permite fazer, com exatidão, leituras de frações de milímetros. A precisão é obtida dividindo-se o comprimento do nônio (L) pelo número de divisões (n) que o nônio do referido aparelho possui. O resultado da divisão é subtraído pelo número inteiro imediatamente superior.
Ex. Para o nônio da figura a seguir:
L = 19 mm n = 20 divisões
L / n = 19 / 20 = 0,95
Número