Prpp
A estratégia da manufatura e o sistema de PPCP, a estratégia da manufatura é um conjunto de decisões visando atingir critérios competitivos alinhados aos objetivos da empresa.
Para o estudo da estratégia de manufatura abordamos dois elementos, os objetivos e as áreas de decisão.
Objetivos, também chamadas de prioridades competitivas se resumem em:
Custo,
Qualidade,
Flexibilidade,
Velocidade,
Confiabilidade,
Áreas de decisão, são caracterizadas pelo conjunto de decisões especificas que se referem a estrutura e infraestrutura da manufatura.
Decisões de estrutura, estão relacionadas à tecnologia da manufatura produtivo divididos.
Capacidade: Política e planejamento da capacidade da demanda no longo prazo.
Instalações industriais: Tamanho e localização das instalações, layout, manutenção.
Tecnologia: Equipamentos e capabilidade, grau de automação, integração..
Integração vertical: Expansão feita envolvendo a adição de uma atividade anterior ou posterior ao processo de produção e distribuição, de tal forma que as novas participações fiquem verticalmente relacionadas com as já existentes. Crescer de maneira vertical significa ampliar a indústria, anexando á sua estrutura já montada, atividades que pertenciam a terceiros, mas que estão bastante ligadas ao esqueleto da indústria já existente, quer seja crescendo ou decrescendo, como algumas vezes pode acontecer.
Decisões de infraestrutura, estão relacionados à operação do sistema da manufatura.
Sistema PPCP: Gerenciamento e planejamento da demanda e capacidade em médio prazo, programação e gerenciamento da produção e estoque, função dos estoques na configuração do processo.
Fluxo de materiais: Logística interna e externa, suprimentos, armazenagem e distribuição física.
Relacionamento com fornecedores: Política de relacionamento com fornecedores e gestão dos suprimentos [estoque e fonte de matéria