Sexualidade no idoso
Introdução 2
Fatores Biológicos e Fisiológicos 3
Mudanças na Imagem Corporal 5
O Estado de Saúde Como Condicionante da Atividade Sexual 5
Fatores Psicossociais 7
Alterações no Comportamento 8
O Que Deve Fazer Para Ter uma Boa Sexualidade na Terceira Idade 9
Toque 11
Viagra 11
Possíveis Intervenções 11
Homossexualidade no Idoso 12
Sexo Seguro 13
Intervenção do Gerontólogo 13
Mitos Quanto á Sexualidade 14
Conclusão ...15
Bibliografia. ......................16
Introdução
A sexualidade é uma componente importante na vida do ser humano.
Como esta temática é ainda um assunto tabu, na sociedade portuguesa é urgente perceber que os idosos não são assexuados e que esta faz parte do processo natural de envelhecimento. Assim, devem vivenciar a sua sexualidade, na sua plenitude
Vivemos numa sociedade que marginaliza, e ainda aceita muito pouco a ideia de que as pessoas idosas mantenham uma actividade sexual regular e satisfatória, achando que é imoral ou impróprio. O idoso é visto como uma pessoa sem expectativas, desejos ou fantasias.
Daí a maioria dos idosos sentirem vergonha ou até culpa por terem desejo sexual; tendo como resultado ignorar os seus próprios impulsos e as suas necessidades; pois o preconceito contra a velhice está de tal forma enraizado na sociedade, que os idosos acabam por interiorizar estes sentimentos.
Ao longo da vida a forma como se vive a sexualidade vai-se alterando, quer pelo próprio processo de envelhicimento, quer por alteraçôes de nível afetivo, emocional e fisiológico. Durante as direfentes fases da vida a sexualidade é vivida e sentida de formas diferente.
O bem estar psicológico, social, físico, espiritual e sexual são necessidades que tem de se garantir, não chega assegurar as necessidades básicas (higiene,alimentação e vestuário) para que exista qualidade de vida.
Uma das grandezas da sexualidade é a relação sexual, mas não é só esse ato,