PROXIMIDADES ENTRE BRASIL E ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
2
PROXIMIDADES ENTRE BRASIL E ALEMANHA NA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
3
Dedico:
A meus pais que me acolheram num momento difícil, as minhas filhas, a razão de saber o que é o amor e porque busco melhorar sempre e a alguém especial.
4
5
RESUMO
Esta monografia é uma pesquisa de livros e citações na historiografia de
Brasil e Alemanha buscando explorar o período dos anos 30 até a declaração de guerra do Brasil com a Alemanha. Pretendemos expor aqui a real proximidade do nosso país com o Estado Alemão Nazista apresentando dentro do processo de estruturação dos estados e da afinidade militar entre ambos os países os fatores que aproximavam na economia na política de ambos os estados. Dentro daquele clima tenso que afetou a vida das pessoas que vieram dos países que formaram o eixo e viviam no Brasil e foram perseguidos por causa da declaração de Guerra.
Procuraremos aqui deixar um texto que demonstre a necessidade de crescimento e em que sentido um país interessava ter relações comerciais e diplomáticas, assim como com o passar do tempo essas questões comercias passaram a se confundir com uma aproximação senão clara, duvidosa, à medida que o clima da guerra e as falas e discursos, apontavam para uma possível aliança do nosso país com o Eixo.
Dentro desse caminho cabia claramente o interesse nacional na condução do crescimento do país. O Estado Novo e o ideário de Vargas focavam o desenvolvimento da Indústria de Base, a criação das condições para o crescimento do nosso país. Se aliar com qualquer das potencias a época para garantir essas idéias era necessário, nada impediria nosso país de fazer os acordos que foram feitos em busca do desenvolvimento. A Releitura desses fatos em perspectivas diferentes na historiografia de diversos autores e economistas nos revelará uma situação curiosa e por que não dizer estranha, já que com o