Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi decorrente de um conjunto de fatores de uma profunda crise econômica e grandes tensões políticas e sociais em várias partes da Terra. Nesta conjuntura despontaram regimes autoritários, sobretudo na Alemanha, na Itália e no Japão. A ideologia expansionista principalmente destas potências levou-as a se apetrecharem militarmente. Nasceu, assim, um clima de tensão internacional que ficou marcado por várias ações belicistas.
CAUSAS
Após a Primeira Guerra Mundial e a assinatura do Tratado de Versalhes, as potencias capitalistas foram divididas em dois grandes blocos: o dos vencidos (tendo à frente a Alemanha e a Áustria) e o dos vencedores (Inglaterra, França, EUA e Itália).
A Itália, embora se encontrasse entre os vencedores, ficou numa posição de inferioridade em relação aos outros três, pois não conseguiu ampliar seus territórios coloniais.
Os EUA, por sua vez voltaram à antiga política de isolamento, interessados apenas nas suas próprias áreas de influência na América Latina e no Pacífico.
Assim, a Inglaterra e a França dominaram a Liga das Nações (organização mundial, que tinha como principal objetivo garantir a paz) e passaram a ditar as regras da política européia.
A Alemanha, obrigada a aceitar as humilhantes condições do Tratado de Versalhes, foi o grande perdedor da Primeira Guerra.
O período que se seguiu à guerra caracterizou-se por uma imensa luta entre as forças da esquerda (socialistas e comunistas), reforçadas pela Revolução Russa de 1917, e as forças conservadoras, que tiveram sua expressão máxima no nazismo e no fascismo.
A crise econômica de 1929 contribuiu de modo decisivo para aprofundar esse confronto, pois tanto o comunismo como o fascismo se apresentavam como alternativas para solucionar as dificuldades do período.
EFEITOS
A guerra mudou totalmente o mapa do mundo. Antigos impérios como a França e a Grã-Bretanha perderam muito de seu poder. Suas