Províncias Geológicas
Províncias Geológicas São conhecidas como Províncias geológicas as regiões onde a superfície terrestre possui a mesma origem e a mesma formação geológica. Existem três tipos de províncias geológicas conhecidas: escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares.
Escudos cristalinos:
Fazem parte dessa província a formação mais antiga da crosta terrestre e pode ser dividida em escudos arqueanos (mais antigos) e proterozóicos (mais recentes). Nos primeiros estão os minerais não metálicos como o granito e a ardósia. Já nos segundos ficam os metálicos como o ferro e o ouro o que faz deles os mais lucrativos economicamente para exploração. Dobramentos modernos ou terciários:
São as grandes cadeias originadas da movimentação das placas tectônicas. São consideradas relativamente recentes já que se formaram no início da era Cenozóica. Essas regiões costumam ter altas altitudes e muita instabilidade tectônica. Exemplo: Cordilheira dos Andes e Himalaia. Bacias sedimentares:
São depressões que foram ocupadas por fragmentos de rochas e compostos orgânicos. Esses sedimentos foram soterrados e no caso dos compostos orgânicos acabaram se transformando em combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão mineral. Em algumas bacias sedimentares é possível encontrar xisto betuminoso do qual pode ser extraído o óleo combustível. No Brasil não há Dobramentos Modernos,portanto é uma área geológicamente estável!
Nos Escudos Cristalinos,é possível encontrar minerais metálicos como: ferro,estanho,níquel,etc.
Nas Bacias Sedimentares,pode ocorrer bacias petrolíferas ,carboníferas e de gás natural(combustíveis fósseis)