provincias geologicas do brasil
O Brasil é constituído basicamente por três estruturas geológicas distintas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e rochas eruptivas.
Os escudos cristalinos são áreas formadas durante o Pré-Cambriano e constituídos por rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Eles abrangem aproximadamente 36% do território brasileiro. As serras do mar são um exemplo de escudos cristalinos, que no Brasil se estendem por todo o litoral do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Mas além desse local, há três principais áreas formadas por essa estrutura no Brasil: Escudo das Guianas (extremo norte do Brasil); Escudo do Brasil Central (região centro-norte); Escudo Atlântico (região centro-leste). Estas estruturas são formadas por rochas magmático-plutônicas da era pré-cambriana (Arqueano), onde estão os minerais não metálicos – como granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato – e pelas rochas metamórficas do Proterozoico, onde são encontrados os minerais metálicos - ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de minério de ferro do mundo. Apesar disso, apenas 4% dos escudos cristalinos brasileiros possuem minerais metálicos.
As bacias sedimentares são de extrema importância, pois são a maior fonte de informações sobre o passado da Terra, principalmente no que diz respeito aos tipos de fauna e flora e constituições do relevo que já existiram na superfície. As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos de três tipos diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia
Esta