provisoes e reservas
ATIVIDADE: EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
CONTEÚDO: PROVISÕES E RESERVAS.
De acordo com o artigo de Robernei e Aparecido (Provisões e Reservas), fundamente a diferença entre reservas e provisões contábeis, informando as características (impacto no patrimônio líquido) e aplicabilidades de cada uma
Há diferença entre provisão e reservas na contabilidade? O que cada um representa, e quando pode ser contabilizado? São dúvidas comuns, que, resumidamente, tentarei solucionar adiante. PROVISÃO Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo ou de grande possibilidade de ocorrência.
As provisões representam expectativas de perdas de ativos ou estimativas de valores a desembolsar que, apesar de financeiramente ainda não efetivadas, derivam de fatos geradores contábeis já ocorridos.
A partir do momento que essas perdas de ativos ou obrigações se tornam totalmente definidas, deixam de ser consideradas como provisões, como por exemplo: a provisão para férias se transforma em salários a pagar, a provisão para Imposto de Renda passa a ser Impostos de Renda a pagar.
Além das citadas provisões de férias e do imposto de renda, temos outras provisões bastante comuns, como: para pagamento do 13º salário, participações dos empregados nos resultados da empresa, contribuição social sobre o lucro, etc. Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil. Exemplo: Contabilização da provisão para participação dos empregados nos resultados da empresa: D – Participação dos Trabalhadores nos Resultados (Conta de Resultado)
C – Participações nos Resultados – Empregados (Passivo Circulante)