Prova- independência do brasil
Nome: N°
01. Com a vinda da família real para o Brasil em 1808, por conta do Bloqueio Continental, uma série de medidas, que foram decisivas para o processo de independência do Brasil, foram adotadas. Dê exemplos.(2,0)
02. “A Independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em seu conjunto”
(Caio Prado Jr.)
Indique a alternativa que justifica e complementa o texto. (1,0)
(A) A independência foi liderada pelas camadas populares e foi acompanhada por profundas mudanças sociais, como o término da escravidão no Brasil.
(B) O movimento de independência foi uma ação da elite, preservando seus interesses e privilégios. De tal forma, não houve mudanças profundas para as classes sociais menos favorecidas e escravos.
(C) Os vários segmentos sociais, elites, pequenos comerciantes e escravos, uniram-se em função da longa guerra de independência.
03. Com o processo de Independência, o Brasil, adquire sua primeira dívida externa, advinda de empréstimos da Inglaterra. Com relação a isso, assinale (F) para as afirmações falsas e (V) para as verdadeiras. (2,0)
( ) A Inglaterra sai em prejuízo com a Independência do Brasil, já que deixa de tributar com os produtos comercializados na antiga colônia portuguesa.
( ) Com o empréstimo adquirido da Inglaterra, o Brasil, paga uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas para que Portugal reconheça sua independência.
( ) Em troca do empréstimo, a Inglaterra exige que suas mercadorias sejam vendidas no Brasil com menos impostos, tornando o Brasil dependente economicamente.
( ) Portugal foi o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, e fez isso sem que recebesse qualquer favor, pois tinha seus interesses em tal acontecimento.
04. Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de igualdade entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e