prova filo
Professor: Márcio Amaral
Turma: EC2
PROVA
Questão 4: Na Idade Moderna a questão da filosofia passa da verdade do ser para o conhecimento verdadeiro. Racionalismo e empirismo. Sempre em torno do sujeito. Esses modelos fazem sentido hoje? Se sim, qual? Se não, por quê?
A evolução natural do conhecimento, em sua busca pela “verdade” e pela sua “existência como ser”, fez o pensamento humano seguir caminhos tortuosos e muitas vezes chegarem encruzilhadas filosóficas.
Neste avançar, às vezes se firma ao sol do esclarecimento, outras vezes trepido na escuridão da dúvida. Os estudiosos modernos, por meio de reflexões sobre o passado e os conceitos filosóficos outrora defendidos e até mesmo combatidos entre si, visualizam estes pontos não mais como coisas distintas ou conceitos “antagônicos”, mas sim amalgamas “teorias-irmãs”.
O Racionalismo e o Empirismo seriam parte de uma tipologia hoje denominada “Dialética do Esclarecimento”, senão vejamos:
Pelos ensinos de São Tomaz de Aquino, nada há no intelecto que não haja passado pelos sentidos. E da mesma forma Karl Marx afirma “o operário não pode criar nada sem a natureza, sem o mundo externo sensorial”.
Em contrapartida, pelo que ensinou Descartes, todo conhecimento certo é conseqüência de princípios necessários e apriorísticos do entendimento. A única fonte do conhecimento é a razão. As sensações não são mais que idéias confusas, baralhadas.
Com posições aparentemente díspares, e assim entendidas ao longo dos anos, hoje se percebe que o empirismo não dispensa a razão, mas a reduz a uma “razão instrumental”, pois, como forma de conhecimento exige racionalidade. Contudo, é diferente do “racionalismo idealista” que prescinde da sensoriedade da razão humana.
No final da II Grande Guerra, foi desenvolvida por dois pensadores da chamada “Escola de Frankfurt”, exilados nos Estados Unidos (Theodor Adorno e Max Horkheimer), a chamada “Dialética do Esclarecimento” ou “Dialética do Iluminismo”. Pelo