Prova de Média Oriental
1)
a. Nos excertos do Corão, dá para salientar três preceitos básicos do livro. O primeiro, fala da obediência, que chega a ser um temor, à entidade superiora Allah: “Em seus corações há enfermidade, e Allah os aumentou em enfermidade, e sofrerão um castigo doloroso por suas mentiras”. O segundo ressalta o zakat, que seria um pagamento, uma purificação, pois todas as coisas pertencem a Deus, principalmente as riquezas dos homens: “Praticai a oração, pagai o zakat e inclinai-vos, juntamente com os que se inclinam”. E, finalmente, o terceiro seria a oração, que é feita cinco vezes ao ao dia – o chamado Salat – para fortalecer o elo entre o orador e Allah.
b. Referente aos dois primeiros capítulos mencionados do livro O Leão e o Chacal Mergulhador, trata-se de uma ação ardilosa realizada pelos inimigos do chacal que queriam afastar o Mergulhador do seu rei, mas que no fim, o rei acaba conseguindo descobrir a verdade sobre a farsa dos seus adversários. No capítulo das artimanhas, os inimigos do Chacal para planejar o atentado acabam relembrando outras histórias cujo personagem principal se safava astutamente utilizando alguma brecha de seu opositor.
O capítulo 16, o Leão acaba prendendo o Mergulhador, com o sucesso da tal artimanha, e outros dois conselheiros. Assim, o chacal prisioneiro recebe a visita de dois amigos: um apoiando-o, outro repreendendo-o – este é chamado de Recriminador – sempre cada um contando seus contos moralizantes. O mergulhador também menciona seus relatos acreditando que sua lealdade e cumplicidade perante ao rei iria vir à tona e acreditava piamente que esse mal-entendido se resolveria.
Já no capítulo 19, o chacal dá conselhos políticos ao rei de como governar justamente e cita algumas comparações, como Alexandre ‘O Grande’, por exemplo. Por fim, cita alguns racontos de despedida e se isola do seu mentor leão.
c. O califa, segundo texto de Al-Muqaddimah, tem a responsabilidade de manter a religião e de