Prova de instrumentação biomédica
Crie um objeto de pesquisa determinando as metas a serem alcançadas e desenvolva uma técnica que possibilite a implementação do seu projeto. Deixe claro o risco ao quais os pesquisadores, o ambiente e a comunidade estão expostos. (máximo de 25 linhas).
Objetivo: Evidenciar a influência do uso de filtros solares na produção de Vitamina D na derme e epiderme de camundongos.
Relatório O presente experimento contou com a amostra de derme e epiderme dissecadas de 10 camundongos brancos, machos e fêmeas, escolhidos ao acaso. Onde a forma de eutanásia adotada, foi a câmara de CO2. O processo de dissecação contou com o auxílio de tesouras e bisturis para corte de tecido e pinças de dicecção (do tipo “dente de rato”) para manuseio. Após o término do processo, os tecidos foram separados em 2 grupos, com 5 amostras de tecidos cada, sendo o primeiro, o grupo controle (sem filtro solar), e o segundo grupo com adição de filtro solar. O procedimento de adição do produto ás amostras foi feito com a ajuda de um pincel específico, que ao final do processo foi autoclavado, juntamente com todos os materiais usados na dissecação. Ao término do processo, todas as amostras foram submetidas à exposição de radiação ultravioleta, para obtenção de Vitamina D, que foi evidenciada em maior e menor quantidade, em ambas as amostras, pela técnica de coloração de Mellanby, que evidencia a região onde há Vitamina D, através de reagentes químicos específicos, que possuem a capacidade de interação com a Vitamina. A contagem parcial de Vitaminas D produzidas em cada um dos tecidos foi feita a partir do exame 25-histohidroxi vitamina D, que é específico na detecção de Vitaminas D, presentes nos tecidos, que neste caso são derme e epiderme. Para tanto, os resultados obtidos em cada amostra, nos revelam um número significativo de Vitaminas D presentes nos tecidos coletados do grupo controle, o que já não é evidenciado nos