Prova de filosofia geral 16
Segundo ______________, o contrato social que possibilitou a saída do homem do estado de natureza não é legítimo, mas uma burla na qual os homens jamais deveriam ter consentido, pois os pobres, que teriam a perder apenas a liberdade, concederam o único bem que possuíam, sem ganhar nada em troca. Ele rejeita a tese de __________, segundo a qual o contrato põe fim ao estado de guerra e garante a segurança, e também a tese de ____________, segundo a qual o contrato social garantiria o usufruto da propriedade privada.
a) Hobbes - Rousseau - Locke
b) Locke - Hobbes - Rousseau
c) Rousseau - Locke - Hegel
d) Rousseau - Hobbes - Locke
e) Marx - Hobbes - Locke
02- Em sua obra intitulada "A República", Platão apresenta a alegoria da caverna, através da qual ele procura ilustrar os passos do que ele chama de "o amor ao conhecimento". Com relação a essa alegoria, analise os itens abaixo:
I. Segundo a alegoria da caverna, o filósofo que chega à verdadeira realidade tem a missão de voltar à "caverna", mesmo que seja incompreendido pelos que ali estejam presos.
II. As sombras na parede da caverna representam o mundo inteligível, a única realidade que pode ser percebida pelos homens acorrentados, enquanto que o mundo fora da caverna, visto pelo homem que consegue escapar, representa a verdadeira realidade: o mundo sensível.
III. Para Platão, conhecer é conhecer o Bem, a Ideia Suprema que ilumina todas as outras ideias, tornando-as compreensíveis, da mesma maneira que a luz do sol ilumina toda a realidade na alegoria da caverna.
Está(ão) CORRETO(S):
a) Apenas o item III.
b) Apenas os itens I e III.
c) Apenas os itens II e III.
d) Apenas o item II.
e) Todos os itens.
03- Segundo Celso Favaretto, o ensino de filosofia deve
I. focar em processos reflexivos que busquem eliminar o acaso, articulando teorias e conceitos filosóficos