Prova de Econometria
2º semestre 2013, 2ª prova 30/01/2014.
INSTRUÇÕES: a prova é individual e as respostas finais devem estar à caneta. Os cálculos podem estar a lápis. Não é permitido o uso de celulares na prova. Duração: 13h00 – 14h50.
Exercício 1 (6 pontos)
Num estudo sobre o efeito da poluição sobre os preços dos imóveis, foram usados os dados de diversas comunidades para estimar um modelo que relaciona o preço médio das casas a várias características das comunidades. O interesse principal aqui é no efeito da poluição, no caso, o parâmetro β1. A equação populacional é o seguinte modelo: log(preço)= β0 + β1 log(oxn) + β2 crime + β3 comods + β4 dist + β5 razest + u onde, preço: é o preço das casas em dólares oxn: é a quantidade de óxido nitroso no ar, em partes por milhão dist: é a distância média da comunidade em relação à cinco centrais de emprego, em milhas comods: é o número médio de cômodos nas casas da comunidade razestud: é a razão média estudante-professor nas escolas da comunidade crime: é o número de crimes registrados per capita na comunidade.
(i) Neste modelo, qual a interpretação de β1? Qual sinal esperado para ele? Se o nível de oxn variar 10%, qual a variação prevista em preço? (responda teoricamente).
Resposta: neste modelo β1 é a elasticidade do preço esperado das casas em relação ao nível de poluição da comunidade. Espera-se um β1 < 0, pois um aumento no nível de poluição tende a desvalorizar o preço das moradias do entorno, e uma diminuição da poluição teria o efeito contrário, de valorização dos imóveis. Como β1 tem uma interpretação de elasticidade, se o nível de poluição aumentar 10%, espera-se que os preços das casas variem em - β1*10%.
(ii) Qual o sinal esperado para β2 , β3 , β4 e β5 ? Justifique.
Resposta - Tudo o mais constante, espera-se que os parâmetros tenham os seguintes sinais: β2 < 0, pois a criminalidade de uma comunidade tende a desvalorizar os imóveis
da