Prova da pm 2010
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Diretoria Geral de Pessoal
Centro de Recrutamento e Seleção de Praças
CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADO
DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / 2010
Prova Objetiva
Língua Portuguesa
TEXTO I
É falando que os mentirosos se entregam
5
10
15
Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coçar a cabeça, suar frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto. Artigo publicado na edição deste mês da revista “Mente & Cérebro”, que chega às bancas no próximo dia 30, mostra, no entanto, que é falando que o mentiroso se entrega. Pode não ser aquela bandeira do nariz do Pinóquio – o mais famoso mentiroso da ficção –, mas já é alguma coisa.
“Sinais acústicos são mais eficazes que informações visuais. As pessoas costumam diferenciar de forma mais nítida as mentiras quando ouvem a declaração duvidosa com atenção, em vez de observar o outro”, sustenta o artigo, assinado pelo psicólogo social Marc-Andre Reinhard, pesquisador da
Universidade de Mannheim, na Alemanha.
Um grupo de pesquisadores coordenado pela psicóloga Bella M. de Paulo, da Universidade da
Califórnia, em Santa Bárbara, nos EUA, comprovou que os sinais corporais tradicionalmente associados à mentira raramente são verdadeiros. Uma revisão de mais de 200 estudos sobre o tema, feito por Bella e
Charles F. Bond, da Universidade Cristã do Texas, comprovou que o índice de acertos (sobre se uma pessoa está ou não mentindo) por meio da análise dos sinais corporais é similar ao de um mero chute, cerca de 50%.
“Na verdade, para a maioria das pessoas é realmente muito difícil discernir se uma declaração é verdadeira ou falsa”, constata Reinhard.
20
25
Mas nem tudo está perdido. Cientistas comprovaram que existem, sim, formas de desmascarar um