Conceito de educação - fichamento
Capítulo 5 – Conceito de educação
1. Recapitulando
Homem: faz cultura por meio do seu trabalho, com o qual transforma a natureza e a si mesmo; Sociedades primitivas: a educação se acha difusa; Educação: não é a simples transmissão da herança dos antepassados, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho.
2. O ato de educar
Educar = em latim, educare. Ato pedagógico: definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio (...).
Componentes do ato pedagógico: agente, mensagem, educando.
Educação: conceito genérico, mais amplo, que supõe o processo de desenvolvimento integral do homem; Ensino: consiste na transmissão de conhecimento; Doutrinação: é uma pseudo-educação que não respeita a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores.
3. Fins da educação No mundo contemporâneo, que valores se encontram subjacentes ao processo?
(...) não há como analisar os fins da educação em um país desenvolvido, aplicando as conclusões aos países em desenvolvimento.
“Os fins se baseiam em valores provisórios que se alteram conforme alcançamos os objetivos imediatos propostos e também enquanto muda a realidade vivida”.(p.52)
4. Educação e política
(...) a educação não é um processo neutro, mas se acha comprometida com a economia e a política de seu tempo.
- A educação abre espaço para que seja possível a reflexão crítica da cultura;
- importância da formação do educador;
- A escola ideal não separa cultura, trabalho e educação.
A educação deve instrumentalizar o homem como um ser capaz de agir sobre o mundo e ao mesmo tempo, compreender a ação