prova cfs
MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA
EXAME DE ADMISSÃO AO CFS-B 1-2/2014
***
AERONAVEGANTES E NÃO-AERONAVEGANTES ***
Gabarito Oficial
www.concursosmilitares.com.br
www.concursosmilitares.com.br
www.concursosmilitares.com.br
www.concursosmilitares.com.br
AS QUESTÕES DE 01 A 24 REFEREM-SE
À LÍNGUA PORTUGUESA
01
05
10
15
20
25
A gordura do bem
Poucas questões na medicina foram unanimidade por tanto tempo quanto o impacto das gorduras dos alimentos sobre a saúde. Desde a década de 50, quando surgiram os estudos iniciais avaliando a função do nutriente no organismo, estabeleceram-se dois dos principais dogmas da ciência da nutrição. O primeiro deles é que a gordura saturada faz mal ao coração; em contrapartida, o outro preceito ensina que a gordura insaturada protege as artérias cardíacas. Uma dieta saudável, portanto, seria aquela com menos quantidade possível de gordura saturada e porções generosas de insaturada. Esses conceitos, no entanto, começam a ser revistos. Estudos recentes propõem uma mudança de orientação ao afirmar que a gordura saturada não é assim tão vilã e a insaturada nem sempre é a mocinha. Com base nas descobertas, as recomendações sobre o consumo saudável de gorduras passam por inédita reviravolta.
O exemplo mais claro dessa mudança de normas é o da gordura saturada. Até recentemente, conforme os manuais da boa alimentação, o máximo preconizado de saturada era de 7% do total de calorias ingeridas diariamente. Agora o limite foi estendido para 10%. No
Brasil, com o objetivo de orientar sobre as novas recomendações, foi elaborada a mais ampla cartilha já feita sobre a associação entre o consumo de gorduras e as doenças cardiovasculares. “É a redenção da gordura”, diz o cardiologista coordenador das novas orientações.
(Adaptado da revista Veja, 27 de junho de 2012)
02 – Observe:
Exemplos de