Prova Berti
Professor Carlos Berti
Jornalismo
1º Semestre
Gabriele Mello
Mônica Alexandre
Questão 1:
Plano Cruzado:
Após 20 anos de Regime Militar, o movimento “Diretas Já” ganhou força e contribuiu para uma nova época de política e de economia no Brasil. Tancredo Neves foi eleito para presidência da república, mas faleceu antes de assumir o cargo, então o vice José Sarney assumiu o governo. Iniciou-se um período chamado de “Nova República”, que visava combater a inflação.
A ditadura deixou várias consequências, entre elas, aumento da dívida externa, a alta da inflação e diminuição dos salários dos trabalhadores. Com a democracia, em 1985, a inflação brasileira estava na faixa de 100% ao ano, sendo a correção monetária um meio de ajudar a suavizar o peso da inflação para a população, e possuíamos um déficit no orçamento de 60%.
O endividamento interno cresceu para combater a dívida externa. Isso acelerou o agravamento das contas públicas e ampliou a indexação da economia, que gerou um processo de inflação inercial. Numa economia indexada, a inflação pode ser agravada por flutuações decorrentes de choques de oferta (safras agrícolas, choque do petróleo etc.) ou de choques de demanda (causados por um descontrole fiscal, por exemplo).
Quando Sarney assumiu a presidência havia muitos problemas de oscilação na inflação e de crescimento econômico. Os principais elementos nesse período foram a inflação inercial, ou seja, quando a inflação de um dia, por exemplo, é influenciada pelas inflações de anos anteriores, e medidas políticas do governo para resolver problemas da economia.
A inflação foi de fato o principal problema na economia brasileira e levou a criação de vários planos, entre eles o Plano Cruzado.
O Brasil tentou várias vezes a estabilização; foram sete planos econômicos, com uma média de um a cada 14 meses. Em 1986, o presidente José Sarney lançou o Plano Cruzado que tinha como principal objetivo eliminar a hiperinflação. O Plano