Plano de negócios - Contabilidade
– Definindo Custos e Despesas.
Segundo Mattos (2000, p.41), são apropriados como Custos aqueles que se relacionam diretamente e são indispensáveis para a obtenção da receita oriunda dos produtos vendidos e serviços prestados. Assim como conceitua Berti (2007, p.20), abaixo:
“Custo é o consumo de bens e serviços, empregados na produção de outros bens e serviços. Consumo esse é representado pela entrega ou promessa de entrega de ativos.O conceito de custos, segundo os Professores Atkinson, Banker, Kaplan e Young traduz como os “recursos usados para fornecer um serviço ou produto”. (Berti, 2007, p.20).
Para Berti (2007, p. 20) Despesa é o gasto que provoca a redução do patrimônio, bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas.
É comum tratarmos despesas, custos, encargos e perdas como se fossem todos despesas erroneamente.
“Na realidade, as Despesas são caracterizadas por gastos no consumo de bens ou utilização de serviços, fora da área de produção de outros bens ou serviços, tais como os gastos na administração da entidade. Assim, as despesas não podem ser consideradas Custos de Produção”. (Ferrari, 2008, p.114)
Custos e Despesas se diferenciam da seguinte forma de acordo com Berti (2007, p.21).
“Custo é o gasto com a fabricação do produto (processo produtivo). O custo só afetará o resultado com a parcela do gasto que corresponde aos produtos vendidos.
Despesa são fatores identificáveis à administração, financeira e relativa às vendas, que reduzem a receita. A despesa afetará diretamente o resultado do exercício.” (Berti, 2007, p.21).
Exemplificando, os Custos são os recursos utilizados para fornecer um produto ou serviço. E as Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e utilização de serviços, exemplo: salários, impostos, energia elétrica consumida, entre outros. Conforme tabela comparativa:
Tabela 1 – Custos x Despesas. CUSTOS DESPESAS
Gastos de produção. Gastos