Protocordados
Subfilo Urochordata (= Tunicata)
Os urocordados são animais filtradores que apresentam notocorda na cauda, pelo menos na fase larval. O termo tunicata refere-se ao fato de todos os representantes deste táxon terem o corpo recoberto por uma túnica composta essencialmente por tunicina, um isômero da celulose. São subdivididos em três classes: Ascidiacea, Thaliacea e Larvacea;
Asciadicea:
São comuns no sul do Brasil, são representados por cerca de 2.000 espécies, solitárias ou coloniais, não possuem capacidade de locomoção na fase adulta e livre-natantes na fase larval. São monóicos, mas a autofecundação é evitada devido ao amadurecimanto de ovários e testículos em épocas diferentes.
Thaliacea:
Inclui três famílias de organismos plantônicos: Salpidae, Doliolidae e Pyrosomatidae. Os representantes dos gêneros Salpa e Doliolum - as salpas e os dolíolos - somam aproximadamente 100 espécies que vivem em mares de águas quentes.
Larvacea:
Esses animais mostram a neotenia, onde não atingem o formato adulto, tendo sempre a forma de larvas, mas ainda assim podem se reproduzir, o corpo possui musculatura, cordão nervoso dorsal oco, e a cauda possui notocorda , que apresentam uma "capa" muito elaborada, relacionada não somente com a proteção do organismo, mas também com a captura de alimentos.
Os animais urocordados apresentam sistema circulatório parcialmente aberto, com o coração localizado na parte ventral do corpo, bombeando sangue (hemolinfa) para a faringe, onde é