Protocordados
Anfioxo adulto
O termo Protocordados refere-se a um grupo possivelmente parafilético (por excluir os vertebrados) de animais invertebrados que reúne representantes do Filo Chordata. Todos ele apresentam clivagem radial do zigoto, são deuterostômios, possuem fendas faríngeas e são marinhos.
Diferentes autores colocam os Hemichordata como um subgrupo do Filo Chordata. Essa postura foi tomada do fato de esses organismos apresentarem uma estrutura semelhante à notocorda dos cordados, mas atualmente existem dúvidas sobre a homologia entre essa estrutura e a notocorda. Mais recentemente, muitos autores preferiram colocar os Hemichordata em um Filo à parte.
Subfilo Urochordata (= Tunicata)
Os urocordados são animais filtradores que apresentam notocorda na cauda, pelo menos na fase larval. O termo tunicado refere-se ao fato de todos os representantes deste táxon terem o corpo recoberto por uma túnica composta essencialmente por tunicina, um isômero da celulose. São subdivididos em três classes: Ascidiacea, Thaliacea e Larvacea (=Appendicularia). Ascídias comuns no litoral sul do Brasil. Fotos Profa. Rosana (UFPR)
Os urocordados da Classe Ascidiacea - as ascídias - são representados por cerca de 2.000 espécies, solitárias ou coloniais, sésseis na fase adulta e livre-natantes na fase larval. São monóicos, mas a autofecundação é evitada devido ao amadurecimanto de ovários e testículos em épocas diferentes. Algumas espécies reproduzem-se assexuadamente, por brotamento.
A Classe Thaliacea inclui três famílias de organismos plantônicos: Salpidae, Doliolidae e Pyrosomatidae. Os representantes dos gêneros Salpa e Doliolum - as salpas e os dolíolos - somam aproximadamwente 100 espécies que vivem em mares de águas quentes. Um aspecto interessante do seu ciclo de vida e'a alternância de gerações. Os Pyrosomatidae são tunicados coloniais, bioluminescentes.
Os organismos da Classe Larvacea (= Appendicularia) são tunicados neotênicos, plantônicos, que