protocolos
2 Transporte > segmentos Aplicação/sessão > mensagem Redes> datagramas
3 garante que os dados serão entregues sem erros, em sequência e sem perdas.
4 TCP e UDP. Exemplos: TCP tem como aplicação o FTP (transferência de arquivos com sessão) SMTP (e-mails). UDP tem como aplicação TFTP (transfere ficheiros sem sessão) DNS (tradução de endereços IP para nomes de domínios)
5 TCP= SMTP HTTP FTP E SIP ( SIP pode ser UDP também)
6 TCP é confiável pelo fato de estabelecer uma conexão, escolher a melhor e por sempre confirmar o recebimento dos pacotes e caso não chegue é pedido a retransmissão do pacote.
7 O UDP é melhor por fornecer mais rapidez na entrega dos dados.
8 Os endereços na internet são importantes para a identificação das maquinas na rede as portas para o endereçamentos as aplicações assim os dados serão entregues as aplicações corretas. HTTP porta 80, Telnet 23, FTP 20.
9 Trace. Baseado no protocolo ICMP envia de um datagrama especial ao host de destino, e a espera de um datagrama de resposta daquele host. 10 O Netstat lista o protocolo em uso o endereço local e o número de porta, o endereço externo, o número de porta e o estado da conexão. Serve para conhecer quais conexões TCP ativas estão abertas e sendo executadas em um host de rede.
11 Oferecer serviços de enquadramento de pacotes detecção e correção de erros da camada física
12 identificar cada placa fisicamente com um endereço hexa único, é usado para controle de acesso em redes de computadores, sua formação se dá por um conjunto de 6 bytes separados por dois pontos (:) ou hífen (-), sendo cada byte representado por dois algarismos na forma hexadecimal.
13 Multiplexação é transmitir ao mesmo tempo vários sinais diferentes por um mesmo canal é a demultiplexação é separar esse vários sinais quem vem por um um único canal.
14 INICIO de 3 fases: SYN SYN-ACK ACK
TERMINO com 4 fases:
FIN
ACK
FIN
ACK
Não existe no UDP
15