Protocolos
Ao invés de manter uma tabela com todas as rotas possíveis (como faz o protocolo RIP), cada roteador OSPF contêm dados sobre todos os links da rede. Cada entrada da tabela de roteamento OSPF contém um identificador de interface, um número do link e uma distância ou custo (esse último pode ser atribuído pelo administrador da rede). Com todas essas informações, cada nó possui uma visão da topologia da rede e pode, dessa forma, descobrir sozinho qual é a melhor rota para um dado destino.
02 - Qual o princípio de funcionamento do OSPF?
Um de seus princípios de funcionamento é a utilização do conceito de ÁREA. Isso faz com que o projeto de uma rede OSPF divida de forma hierárquica roteadores nas chamadas áreas, com o intuito de diminuir a complexidade e minimizar a comunicação entre roteadores. Necessariamente deve existir uma área central, chamada de Backbone (Area 0), que deverá atuar como elo de ligação com as demais áreas existenstes. A comunicação entre as demais áreas deve ser feita obrigatoriamente através do Backbone.
03 - O OSPF usa um algoritmo para calcular as rotas na tabela de roteamento. Qual o nome deste algoritmo e como ele funciona?
Dijkstra
04 - O OSPF foi desenvolvido para atender quais necessidades e demandas?
- O OSPF foi desenvolvido para atender às necessidades colocadas pela comunidade Internet, que demandava um protocolo IGP eficiente, não-proprietário e inter-operável com outros protocolos de roteamento.- A natureza aberta (“open”) do OSPF significa que ele pode ser implementado por qualquer fabricante, sem pagamento de licença, de modo a ser utilizado por todos.- O OSPF baseia-se na tecnologia “link-state”, bem diferente e mais avançada que a usada em protocolos puramente vetoriais, como o RIP, que utiliza o algoritmo Bellman-Ford para cálculo da melhor rota.
05 - Faça um comparativo entre os protocolos RIP e OSPF. Suas características, vantagens e desvantagens em relação ao outro.
-