Protocolos de Redes
Trabalho AV1 de protocolos de redes
Aluno : Eliezer Felipe Santiago
Professor : Vinícius Mello
COMPARATIVO ENTRE O MODELO OSI E A PILHA TCP/IP
MODELO OSI PILHA TCP/IP
As principais características do modelo OSI
O modelo Open System Interconnection (OSI) foi definido pela International Standards Organization (ISO) que descreve, padronizando, as funções de um sistema de comunicação por meio de 7 camadas hierárquicas. A camada inferior serve a superior, cada qual, escondendo sua complexidade e assumindo suas responsabilidades.
1: Physical Layer (Camada física): Tem a função de prover “meios mecânicos, elétricos, funcionais e procedurais para ativar a conexão física para a transmissão de bits”. Ou seja, o papel dessa camada é transformar bits de computador em sinais eletromagnéticos (ou equivalentes) em um determinado meio de transmissão (sem fio, fibra, cabo, etc). Aqui, temos os cabos, conectores, modens, cabos RS-232.
2: Data Link (Camada de enlace/ligação/link): Controla a camada física, detecta e se possível corrige erros que venham a ocorrer. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo, garantindo as camadas superiores uma conexão “virtualmente” sem erros. As topologias de rede estão relacionadas a essa camada (ponto a ponto, anel, estrela, barramento), os protocolos de acesso e a multiplexação (divisão do canal) TDM (divisão de tempo) e FDM (divisão de frequência). Nesta camada, a PDU é chamada de QUADRO ou FRAME ETHERNET.
3: Network Layer (Camada de rede):
A camada de rede entende o endereço físico e o converte para o endereço lógico (endereço IP). A partir de dispositivos, como roteadores, consegue-se, através dessa camada, decidir qual o melhor caminho para os pacotes no processo.
Os principais protocolos são