Protocolos de Rede
DISCIPLINA: PROTOCOLOS DE REDES DE COMPUTADORES
ALUNO:
MATRICULA:
Comparativos entre:
Modelo OSI e a Pilha TCP/IP
1
Modelo OSI e Pilha TCP/ IP
Quando a Internet surgiu, não existia ainda um modelo padrão para suas aplicações, ela simplesmente "funcionava".
Então, criaram o modelo OSI (Open Systems Interconnection - Interconexão de Sistemas Abertos), que descreve toda a comunicação em 7 camadas: Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace de Dados e Física.
Esse modelo descreve e separa cada parte da comunicação, porém, trata-se de um modelo complexo, que não é realmente implementado pela Internet. Surgiu então o modelo para descrevê-la, o modelo TCP/IP, baseado em seus dois principais protocolos (o TCP e o IP). O modelo TCP/IP em si não é muito utilizado, mas é mais próximo à realidade da comunicação na grande rede mundial.
Comparação Entre o Modelo OSI e TCP/IP
Os modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Ambos são baseados no conceito de pilha de protocolos independentes e a funcionalidade das camadas é muito semelhante. Por exemplo, em ambos os modelos, camadas de transporte e as demais acima dela fornecem um serviço de transporte independente de rede de fim a fim, processando pedidos de comunicação, formando o provedor de transporte. Também as camadas acima da de transporte são voltadas para o processamento de pedidos de comunicação.
Apesar de terem semelhanças fundamentais, os modelos são muito diferentes.
Veremos aqui as principais diferenças entre os dois modelos. É importante notar que estamos comparando os modelos de referência, não as pilhas de protocolo correspondentes.
Três conceitos são centrais no modelo OSI:
Serviços
Interfaces
Protocolos
O modelo OSI faz uma explícita distinção entre estes conceitos básicos. As camadas inferiores fornecem alguns serviços para as superiores. Na definição de serviço, especifica-se o que cada camada faz,