PROTOCOLOS DE REDE UTILIZADOS NAS ORGANIZAÇÕES
Aluizio Haendchen Filho aluizioh@terra.com.br UNIDAVI
RESUMO
Comunicação de dados sobre uma rede ampla como a Internet exige uma grande quantidade de recursos. Os recursos para comunicação na rede e na Internet são providos pelos protocolos de rede e pelos dispositivos de hardware específicos. Protocolo é uma “linguagem” usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores passam se comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem). Neste artigo fornecemos uma visão geral dos principais protocolos de rede usados nas organizações, e as suas funções principais. É apresentada uma visão detalhada dos padrões TCP/IP e o modelo de referencia OSI, com análise critica e comparação dos padrões das camadas e níveis de abstração usados pelo TCP/IP e pelo modelo de referencia OSI.
1. INTRODUÇÃO
Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas específicos. Ambos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aos mesmos padrões para que a comunicação possa ser realizada sem erros. Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado [9].
Os protocolos para internet formam o grupo de protocolos de comunicação que implementam a pilha de protocolos sobre a qual a internet e a maioria das redes comerciais funcionam [2]. No Capítulo 2 os principais protocolos de rede são descritos, e classificados em suas respectivas camadas de referência. No Capítulo 3 uma análise do protocolo TCP/IP, que é o principal padrão e modelo de referência utilizado na Internet. No Capítulo 4, detalhes do modelo de referência OSI são apresentados e comentados. Finalmente, na Conclusão, algumas reflexões sobre