Protocolo Oficial
Espanha está localizada na Europa Meridional, sendo que é o 2º maior país da União Europeia. Politicamente, apresenta-se como uma monarquia parlamentar, com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – Rei de Espanha, e um parlamento bi-cameral, as Cortes Generales. O território espanhol está dividido em 17 comunidades autónomas e duas cidades autónomas. As cidades mais importantes espanholas são: Madrid (capital), Barcelona, Valência, Sevilha e Saragoça.
O país tem a 5º maior economia da União Europeia, no entanto a sua recessão no final de 2008 levou à enorme crise económica que teve um grande impacto a nível nacional, não só pela desalavancagem do sector privado como pelo aumento constante do desemprego e diminuição do investimento.
A origem do Protocolo Espanhol remonta ao reinado de Carlos I, que em 1958 introduziu o chamado “Protocolo de Borgonha”. Este era inicialmente utilizado para elevar a imagem do Duque a um extremo divino, de modo a que este pudesse impor a sua autoridade como um “mandatário” de Deus perante o povo. Era também muitíssimo rigoroso, sendo que cada procedimento estava escrito e teria cumprimento obrigatório.
Relativamente às práticas negociais espanholas e ao protocolo empresarial utilizado, deve ser tido em conta primeiramente que os empresários espanhóis apresentam particularidades muito específicas, Tais como: uma mente aberta e vasta que lhes permite querer, explorar e conhecer produtos estrangeiros; É necessário ter em conta igualmente que há o pensamento generalizado de que é o país onde mais se desfruta da vida. Remetendo assim para um estado psicológico aberto, cordial e muito social.
É necessário ter em atenção outras considerações relativas ao meio empresarial. Os horários tendem a depender da localização da organização, caso se encontrem em grandes cidades (horários mais europeus) ou por outro lado em cidades mais pequenas (horários mais “nacionais”).