Globalização e Políticas internacionais
2007
Globalização é uma palavra entendida por muitas pessoas nos países do terceiro mundo como uma espécie de estratégia política, Com esta constatação pode-se observar que, pelas conseqüências atuais, os ricos estão ficando cada vez mais ricos e os pobres mais pobres. Por este motivo o verdadeiro conceito de globalização e os problemas associados a ele devem ser mais bem entendidos.
O mundo passou por vários processos de evolução com o crescimento de uma simples família, assim formando grandes tribos, em seguida cidades, paises, nações, em tal resultado os povos no mundo inteiro se transformarem em independentes. Não é uma invenção de alguma nação em particular.
O problema que muitos associam ao conceito de globalização reside no abuso cometido por um grupo de nações poderosas que se aproveitam das vantagens desta nova realidade em seu próprio e egoístico benefício, causando prejuízo a outras. Nós estamos vivendo num novo mundo, dentro de uma nova realidade, enquanto muitos ainda pensam e se comportam com paradigmas superados.
Estes procuram aplicar soluções estribadas em visões limitadas e nacionalistas num mundo que exige uma visão global. Por exemplo, nós tratamos de aplicar o velho conceito de "competição" no progresso dentro de um mundo com uma nova realidade, na qual somente a "cooperação" pode assegurar a prosperidade das nações. Com esta visão acontece que as nações industriais, enquanto competem entre si, são ao mesmo tempo clientes umas das outras.
A destruição econômica de qualquer nação é uma perda de mercado e por esta razão é necessária a cooperação para evitar a destruição econômica dela. Todas deverão ser aliadas entre si para se prevenir contra ideologias divergentes. As nações ricas não poderão suportar alguma pobreza absoluta de alguma outra nação, já que a tranqüilidade internacional depende de certo nível de bem-estar de todo o resto da humanidade.
Neste sentido, o grande desafio do século XXI para todo o cenário