Protocolo Dos Testes Idosos
3.3.1 Avaliação antropométrica
As medidas antropométricas avaliadas foram: massa e estatura corporal, circunferências de cintura e de quadril (LOHMAN et al, 1998) e, posteriormente, o IMC e a RCQ foram calculados.
Como instrumento de medida para a determinação da massa corporal foi utilizado balança digital TOLEDO, modelo 2096 PP (precisão de 0,1 quilogramas), enquanto que para a estatura foi utilizado estadiômetro SANNY, modelo STANDARD (precisão de 0,1 centímetros), o qual encontrava-se fixado à parede, a medida foi realizada com o indivíduo em apnéia inspiratória e com a cabeça orientada no plano de Frankfort.
As circunferências foram medidas com a fita antropometrica, ineslática com precisão de 0,1 centímetros. A circunferência de cintura foi mensurada na menor circunferência entre a crista ilíaca e face externa da última costela, a circunferência de quadril foi mensurada na maior circunferência da região glútea.
O Índice de Massa Corporal (IMC) foi obtido pelo quociente massa corporal/estatura², sendo o valor expresso em quilogramas por metros quadrado (HEYWARD e STOLARCZYK, 1996).
A Relação cintura quadril (RCQ) foi obtida pelo quociente circunferência de cintura/circunferência de quadril (HEYWARD e STOLARCZYK, 1996).
3.3.2 Avaliação da aptidão física e funcional
A avaliação funcional foi realizada com a bateria de testes desenvolvida e proposta por Roberta Rikli e C. Jessie Jones em 1999, sendo muito utilizado em vários países por ser um instrumento válido e de fácil uso para avaliar a capacidade física dos idosos, chamado de TAFI (Teste de Aptidão Física para Idosos), teve recentemente sua versão traduzida em português (RIKLI E JONES, 2008). Busca avaliar: força dos membros superiores e inferiores, flexibilidade, agilidade e equilíbrio dinâmico e resistência aeróbica, respectivamente através dos testes: flexão de antebraço, levantar e sentar da cadeira, sentar e alcançar da cadeira, alcance atrás das costas, 8 foot