PROTOCOLO DE ROTEAMENTO IS-IS
COLOQUE AQUI SEU NOME
Protocolo de roteamento IS-IS
SALVADOR
ABRIL/2014
COLOQUE AQUI SEU NOME
Protocolo de roteamento IS-IS
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Interconexão e Protocolos de redes, Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da SUA FACULDADE, sob a orientação do professor SEU PROFESSOR.
SALVADOR
ABRIL/2014
Intermediate System to Intermediate System Routing Exchange Protocol
Histórico
O IS-IS padrão em 1990 (OSI IS-IS Intra-domain Routing Protocol, IETF RFC 1142, ISO / IEC 10589), foi desenvolvido pela união de empresas de telecomunicações internacionais para estabelecer comunicação entre os dispositivos da rede que são denominados sistemas intermediários. A finalidade do IS-IS era fazer um possível roteamento de datagramas usando o CLNS (Conectionless Network Service), que é um serviço que estabelece a comunicação entre hosts sem estabelecer conexão, utilizando o protocolo CLNP (Connectionless Network Protocol) que é o equivalente ao IP no modelo OSI que provê a interface entre o CLNS e as camadas superiores.
O IS-IS foi desenvolvido aproximadamente no mesmo tempo em que o IETF (Internet Engineering Task Force) desenvolvia um protocolo similar chamado OSPF. O IS-IS foi estendido mais tarde ao roteamento da sustentação de datagramas. Isto é chamado então de Integrated IS-IS que é uma implementação do IS-IS que, além dos protocolos OSI, atualmente também suporta o IP.
Características Integrated IS-IS
O IS-IS é um protocolo de roteamento dinâmico, flexível e escalável que utiliza o empilhamento OSI com suporte a roteamento IP e OSI. Utiliza áreas para formar topologias hierárquicas suportando mais de mil roteadores por área com detecção de falhas e processamento de LSA. Como outros protocolos integrados de roteamento, o IS-IS convoca todos os roteadores a utilizar