Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede
Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede
Curso Técnico de Informática de Gestão
4 de Novembro de 2013
Ano Lectivo 2013-2014
Tema:
Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede
Turma:
3º Técnico de Informática de Gestão
Disciplina:
Aplicações de Informação e Sistemas de Exploração
Observações
Índice
1. Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Aplicações de Informação e Sistemas de Exploração, no estudo do módulo seis, com o tema “Instalação, Configuração e Administração do Sistema Operativo Cliente/Servidor”. Iremos aprender um pouco mais sobre o que é DHCP, dizer quais as suas caracteristicas e funcionalidades e mencionar como se realiza a sua instalção e como se configura.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma sigla usada no meio informático que significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede.
Com este trabalho pretendemos desenvolver a capacidade de realização de relatórios em Word.
Irei iniciar o meu relatório com uma breve explicação do que consiste DHCP, de seguida falareI sobre as várias características e funcionalidades. Depois, explicarei como se instalção. Irei finalizar com a configuração do DHCP.
2. O que é o DHCP?
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma sigla usada no meio informático que significa Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP.
O DHCP utiliza um modelo cliente-servidor, sendo que o servidor DHCP faz a gestão centralizada (servidor central) dos endereços IP que são usados na rede. O cliente DHCP consiste num dispositivo de rede que tenha a capacidade de adquirir as configurações do TCP/IP de um servidor DHCP. Esse cliente tenta encontrar um ou mais servidores DHCP que ofereçam os padrões desejados para que o