Proteínas
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco.
IMPORTÂNCIA
As proteínas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células, podendo ser utilizadas como fonte de energia se houver deficiências dos outros nutrimentos energéticos.
FUNÇÕES BIOLÓGICAS
As proteínas desempenham um grande número de funções biológicas nas células como por exemplo: estrutural, defesa, hormonal, energética, enzimática e condutoras de gases.
CLASSIFICAÇÃO
Existem duas classificações para as proteínas, vejamos cada uma delas:
As proteínas fibrosas são compostas de moléculas longas e filamentosas dispostas, que ficam lado a lado para formar as fibras e são insolúveis em água. Elas constituem a estrutura dos tecidos animais. Exemplo: na unha, no cabelo, na lã e etc.
As proteínas globulares são formadas por moléculas dobradas com uma forma esferoidal e são solúveis em água. Pelo fato delas serem solúveis em água é que as moléculas se dobram. Exemplo: hemoglobina, enzimas, anticorpos e etc.
NÍVEIS ESTRUTURAIS
As proteínas podem ter 4 tipos de estrutura dependendo do tipo de aminoácidos que possui, do tamanho da cadeia e da configuração espacial da cadeia polipeptídica. As estruturas são:
Estrutura primária Estrutura secundária Estrutura terciária Estrutura quaternária
DESNATURAÇÃO
A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o arranjo tridimensional da cadeia polipeptídica é rompido, fazendo com que, quase sempre, perca sua atividade biológica característica.
Quando as proteínas sofrem desnaturação não ocorre rompimento de ligações covalentes do esqueleto da cadeia polipeptídica, preservando a sequencia de aminoácidos característica da proteína.
Os fatores que causam a desnaturação, são: * Aumento de temperatura (cada proteína suporta certa temperatura máxima, se