Proteína
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2- O QUE É DESNATURAÇÃO PROTEICA p. 5
5- CONCLUSÃO p.8
6- BIBLIOGRAFIA p.9
4 1-INTRODUÇÃO
As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos, são produzidas através de uma expressão genica, onde um RNAm leva a mensagem até os ribossomos, produzindo um composto com ligação peptídica entre um grupo amino e um grupo carboxílico. São compostos orgânicos de alto peso molecular, que representam de 50 a 80% do peso seco de uma célula, sendo um dos compostos mais abundantes na matéria viva.
Uma curiosidade é que uma só molécula proteica contém desde algumas dezenas até mais de 1.000 aminoácidos, justificando assim serem chamadas de macromoléculas.
As proteínas podem ser classificadas em três tipos:
Proteínas simples, que são aquelas constituídas apenas por aminoácidos, tendo como exemplo as globulinas.
Proteínas Conjugadas, também chamadas de heteroproteínas, são aquelas constituídas por aminoácidos mais um grupo prostético, tendo como exemplo as lipoproteínas.
Proteínas Derivadas, são aquelas formadas a partir da desnaturação ou hidrólise de outra proteína, tendo como exemplo as proteoses e as peptonas.
As estruturas das proteínas são classificadas em nível de organização, podendo ser, primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. A estrutura da proteína é um fator muito importante, pois se ela for alterada, a proteína torna-se inativa, perdendo suas propriedades. Esse processo, onde a forma da proteína é alterada é chamado desnaturação proteica.
5 2- O QUE É DESNATURAÇÃO PROTEICA
As proteínas desempenham várias funções no corpo humano, dependendo dos aminoácidos que as formam e das suas estruturas, elas podem desempenhar nos seres vivos as funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritiva, coagulação sanguínea e transporte. Porém