proteção transformadores
Os transformadores de potência são equipamentos de extrema importância, poisacoplam sistemas elétricos de diferentes tensões. São equipamentos com baixo índice de falhas, entretanto, quando estas ocorrem, inevitavelmente acarretam em desligamentos. As proteções para os transformadores são portanto imprescindíveis, e aumentam decomplexidade conforma aumenta a potência do transformador. Diversos tipos de proteção podem ser utilizadas para transformadores. No caso em questão estudaremos a proteção diferencial aplicada a transformadores monofásicos e trifásicos.
9
3.1.
Proteção diferencial no Transformador Monofásico
Como discutido no capítulo primeiro, na uti lização da proteção diferencial os TC’s devem compensar as diferenças numéricas das correntes primárias e secundárias dotransformador.
Figura 3.1 Proteção diferencial percentual no transformador monofásico No esquema da figura 3.1 deve-se observar as r egras para a ligação dos TC’s: 1.1.1.1. As ligações dos TC’s devem seguir as mesmas sequências das marcas de polaridade das bobinas primárias e secundárias do transformador.1.1.1.2. Os terminais dos TC’s com marcas de polaridade devem se conectar às bobinas de restrições do relé 87.1.1.1.3. Dimensionar os TC’s de modo que as correntes secundárias que passam pelas bobinas de restrições sejam iguais em módulo e ângulo, ou seja, Î ps =Î ss .As regras a) e b) garantem que as correntes que passam nas bobinas do relé tenhama mesma fase, e para garantir que tenham o mesmo módulo, é necessário que N p / N s =RTC s / RTC p , onde RTC s e RTC p são as relações de transformação do TC’s do lado secundário e primário, respectivamente.
3.2.
Proteção diferencial no transformador trifásico
O transformador trifásico opera como se fosse 3 transformadores monofásicos,dessa forma a sua proteção diferencial se dá fase por fase, do mesmo modo que no
10transformador monofásico. Quando os