Proteção respiratória
O Sistema Respiratório tem uma relação muito grande com o meio ambiente. A poluição do ar nos ambientes de trabalho tem contribuído, bastante para o aparecimento de doenças do trato respiratório dos trabalhadores ou agravo de outras doenças. Entre os fatores que influenciam os efeitos da exposição aos mesmos, podemos destacar.
1. As propriedades dos gases e aerossóis
2. Características próprias do indivíduo, como herança genética, doenças preexistentes e hábitos de vida, como tabagismo.
Entre essas doenças, podemos destacar, Rinite alérgica, Sinusite, Laringotrâgueite, Asma, Câncer de pulmão e outras.
Rinite Alérgica
Definição, doença inflamatória das mucosas nasais caracterizada por crises de espirros, prurido ( coceira ) do nariz, congestão nasal e coriza intensa.
A rinite alérgica é uma das doenças respiratórias mais prevalentes na atualidade. Estima-se que 10 a 20 % das populações apresentam a doença. Como outras alergias, a rinite alérgica é causada pela interação de fatores genéticos e exposição a fatores ambientais, sendo portanto mais freqüente em indivíduos com antecedentes familiares de alergia.
O mecanismo imunológico da doença é mediado por uma imunoglobulina chamada LGE e o fator determinante das crises é o contato com certos alergênios, como : poeira, pó, ácaros, fungos, pêlo de animais, barata e fumaça de cigarro.
Exames complementares : hemograma, dosagem de LGE, esfregaço nasal, Rx dos seios da face ( possibilidade de associação com sinusite ), RAST; os testes cutâneos são pouco específicos.
Diagnóstico diferencial : para o diagnóstico preciso temos que afastar outras doenças, como : pólipos, desvio do septo nasal, corpos estranhos, rinite infecciosa ( esta última apresenta secreção amarela, esverdeada ou purulenta ). Quando há suspeita de rinite medicamentosa, o fato da melhora dos sintomas com a suspensão da medicação ajuda no diagnóstico. É muito comum a rinite alérgica