proteção linha de transmissão
ENG5002
Trabalho: Proteção em Linha de Transmissão
Curso de Engenharia Elétrica
Turma: 3003
Estagiário: Jefferson Xavier de Oliveira
Matrícula: 201002197147
Período do aluno: 8°
Introdução
As linhas de transmissão, diferentemente da maioria dos equipamentos elétricos, não possui uma simbologia detalhada, pois, como veremos a seguir, ela é apenas uma ligação entre outros equipamentos. A simbologia que diz respeito às linhas de transmissão é a simbologia representada na figura 1
Figura 1 – Simbologia da entrada e saída de energia de subestações.
Um exemplo da utilização dessa simbologia esta na representação do diagrama unifilar da figura 1.2, que representa, ainda, um gerador e um transformador.
Figura 2 – Diagrama unifilar simplificado dos sistemas de geração e transmissão.
DEFINIÇÃO.
Linha de transmissão é um circuito elétrico que interliga diferentes tipos de subestações (elevadora, abaixadora, de transmissão), cujo objetivo é o transporte da energia elétrica.
Para se caracterizar esse transporte de energia elétrica como linha de transmissão, a tensão de linha deve ser superior a 138kV. Abaixo desses valores, temos linhas de subtransmissão e distribuição.
FUNÇÃO
As bases do sistema elétrico são as geradoras e os consumidores da energia. Na maioria dos casos, a geração ocorre a uma distancia grande do centro consumidor. Para interligar a geração com o centro consumido, são utilizadas as linhas de transmissão, e, para evitar perdas dessa energia durante o trajeto, ela deve ser transportada em tensões elevadas.
Portanto, a linha de transmissão tem a função de transportar a energia elétrica gerada nas usinas geradoras até o centro consumidor, em uma tensão elevada, de modo a evitar maiores perdas.
Proteção de linha de transmissão subterrâneas de 138kV
Este tipo de