GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Pergunta 1 0,2 em 0,2 pontos
Relatório da ONU (Pnud), divulgado em julho, aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul. Aqui temos uma das piores distribuições de renda do planeta. Entre os 15 países com maior diferença entre ricos e pobres, 10 se encontram na América Latina e Caribe. Mulheres (que recebem salários menores que os homens), negros e indígenas são os mais afetados pela desigualdade social. No Brasil, apenas 5,1% dos brancos sobrevivem com o equivalente a 30 dólares por mês (cerca de R$ 54) O percentual sobe para 10,6% em relação a índios e negros. (Fonte: Correio do Brasil, ago 2010)
No Brasil, o debate sobre pobreza, desigualdades e políticas sociais tem amadurecido nos anos recentes, levando a algumas importantes constatações, algumas delas expressas nas afirmações abaixo:
I O alto grau de desigualdade de renda no Brasil resulta principalmente da conjunção de uma economia em acelerado progresso tecnológico e um sistema educacional incapaz de gerar uma força de trabalho com a qualificação necessária para preencher os postos de trabalho.
II A desigualdade da renda per capita no Brasil é revelada pelo mercado, que expressa a heterogeneidade pré-existentes na força de trabalho.
III. Embora a desigualdade social seja afetada por fatores econômicos, gera pouco impacto sobre a qualificação necessária para o mercado de trabalho.
Está(ao) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Resposta Correta:
a. Apenas as afirmações I e II
Feedback da resposta:
O Brasil apresenta uma cultura hierarquizada onde podem observar uma organização social e política bem definidas, entretanto, desprovidas de valores de igualdade social e inclusão. É uma sociedade estratificada, em que o acesso às oportunidades educacionais e às