Relés de proteção para linhas de transmissão: Principais grupos
IEM
Instituto de Engenharia Mecânica
Relés de proteção para linhas de transmissão:
Principais grupos
Caike Haruo Takahashi - 21090
Itajubá, 2 de dezembro de 2013
1.Introdução
As linhas de transmissão são a parte mais complexa e que está mais sujeita a ações das intemperes, devido ao seu comprimento e nível de tensão elevado. Por isso, existem diversos tipos de equipamentos para proteger essas linhas, dentre eles os relés. No entanto, os relés possuem funções específicas e devem ser utilizados adqueadamente para que se tenha uma proteção eficiente. É demonstrado então os principais tipos de relés utilizados atualmente e algumas de suas peculiaridades. Esta demonstração será feita em grupos de funções executadas.
Neste trabalho, serão apresentados os principais relés utilizados na proteção de linhas de transmissão de acordo com algumas classificações:
Número de sua operação;
Tipo de relé;
Instantâneo ou temporizado;
2.Desenvolvimento
2.1 Grupo de relés 87 Estes relés são relés diferenciais, ou seja, trabalham com a observação da variação dos parâmetros de entrada e saída do equipamento protegido. Na figura abaixo, podemos ver o princípio básico de funcionamento deste relé:
2.1.1 Especificidades 87LP – Diferencial de linha de fase segregada;
87LG – Diferencial de linha seqüência zero;
87LQ – Diferencial de linha seqüência negativa;
2.2 Grupo de relés 50/51
Estes são relés de sobrecorrente, ou seja, operam quando há uma corrente excessivamente alta devido a curto circuito, ou corrente de circuito. Curtos circuitos são também conhecidos como “faltas” no sistema, e estes fenômenos devem ser eliminados o mais rápido possível para que não ocorram danos nos equipamentos, ou até mesmo incêndios devido ao alto desprendimento de calor em altas correntes.
O